terça-feira, 27 de setembro de 2011

Queridas Amigas: “The Feeling of Dance”

Gostaria em primeiríssimo lugar, me desculpar pela demora na atualização do nosso blog e frisar mais uma vez, o quanto é bom trocarmos novas informações. Foram tantas emoções nesse último ano, que a falta de tempo me impediu somente de parar, sentar e escrever, pois as idéias e opiniões fervilhavam em minha mente “all the time”. Não sei se com vocês acontecem a mesma coisa. Presumo que sim, pois nós, amantes da arte de dançar não somente a dança do ventre em si, mas todas as danças, seja ela qual for.

Eu estudei e ainda estudo muito, porém sei que ainda tenho muito mais a aprender.
Diante de todas as danças étnicas que estudei, a maioria das informações são muito vagas, aonde até mesmo os estudiosos destas áreas como: arqueólogos, professores, cientistas e até mesmo os coreógrafos, não conseguem se entender sobre datas e até mesmo com opiniões. Mas deixemos as teorias cientificas para eles.

Bom, mas o que realmente eu quero dizer é que dentro de tantas informações dispersas, a única certeza que tenho é que, por mais que sejamos diferentes em tudo: cultura e outras diversas coisas que nos diferem como seres únicos, e mesmo com as particularidades de cada povo, em especial as “danças” independente das etnias, transmitem a mesma mensagem: a alegria da alma. O corpo solto no ar com movimentos precisos e harmoniosos, vibrando na atmosfera da música, exaltando a beleza da vida. Existe um texto lindo e profundo sobre a dança de um grande mestre das artes, Santo Agostinho, que tenho o prazer de disponibilizar nesse post para vocês:

A Mágica

Friso sempre para minhas alunas em dias de apresentação, que o mais importante além da perfeição harmônica coreográfica e a técnica, o fundamental é a alegria, o prazer, o amor pela arte. Esse amor e alegria em palco, faz com que as pessoas, como em um passe de mágica, por meros alguns minutos, se desvinculem de seus problemas cotidianos e simplesmente sonhem, sorriem e se alegrem. E essas pessoas, em agradecimento a tal eufórica sensação, retribuem com os supremos aplausos e estes são a paga mais rica para um artista. “Eis a mágica...”
Queridas, espero que aqui, nesse breve relato, consiga exprimir o meu mais profundo sentimento de amor por essa arte tão diferente e tão similar para todas nós.

Beijinhhos e até a próxima... Verônica Elis Cabral

Veronica Cabral é bailarina, professora, coreógrafa e percussionista internacional de danças étnicas, com ênfase em dança do ventre e danças folclóricas árabes em Mogi das Cruzes e Alto Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário