terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os ritmos são muito importantes!!!

Quando nós dançamos, somos impulsionamos pela música, daí a necessidade de aprendermos a dominar e conhecer os ritmos em questão. No meu ponto de vista sobre a Dança do Ventre, digo que uma de suas belezas é justamente a harmonia entre a bailarina e a música, aonde nós não sabemos se a música sai do instrumento ou exala do corpo da bailarina, porque a perfeição é única: um dos pontos de grande importância em nosso aprendizado.

Costumo a dizer para minhas alunas que a beleza da dança em sí é o improviso, e o nosso extenso repertório de movimentos de nada vale quando o conhecimento das músicas e do ritmo não existe. Quando estudamos alguma música, observamos qual o ritmo de fundo e o seu segmento, quais são os instrumentos utilizados, os tempos que ela tem, as batidas graves e agudas, quantas frases e quantas estrofes; ou seja, a música como um todo. E a partir daí, começa todo o desenvolvimento de uma dança.

Vamos começar a ver a leitura rítmica, a partir de alguns dos ritmos primários:
 

- Baladi em 1 dum;
- Baladi em 2 dum;
- Whad wo noz;
- Malfuf;
- Soud;
- Ayyubi;
- Said;
- Masmud;
- Rush;
- Entre outros;

Por isso mulheres, não se apavorem na época de apresentação, simplesmente estudem a música e depois revejam, limpem e aperfeiçoem os movimentos. Não se esqueçam da expressão do sentimento e da graciosidade da dança. Beijos e "Good Luck"!


Veronica Cabral é bailarina, professora, coreógrafa e percussionista internacional de danças étnicas, com ênfase em dança do ventre e danças folclóricas árabes em Mogi das Cruzes e Alto Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário